quarta-feira, 15 de abril de 2009

Diploma de Jornalismo deve ser obrigatório?

Desde o dia 23 de outubro do ano passado, não é obrigatório ser formado em jornalismo para obter o registro profissional. Uma liminar da juíza Carla Rister suspendeu a exigência do diploma, mas a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e a AGU (Advocacia Geral da União) estão recorrendo da decisão.

Professores e profissionais divergem sobre o tema. "Sou a favor da exigência do diploma, pois é a única maneira de as empresas de comunicação não serem as únicas a decidir quem é apto a ser jornalista. A sociedade tem seus próprios mecanismos de decisão, e o diploma é um deles", disse Laurindo Leal Filho, professor da USP.

Márion Strecker, diretora de conteúdo do UOL, diz ser contra a obrigatoriedade do diploma, mas a favor de que os interessados em exercer a profissão façam a faculdade.

Mesmo achando que o curso não tem muita conexão com a realidade das redações e sendo contra a exigência do diploma, o repórter Kennedy Alencar também acha útil a faculdade de jornalismo. "Sou a favor do curso, não pela formação proporcionada na área, mas pela atmosfera universitária e pelo amadurecimento que ele proporciona", disse.

Cerca de 70% dos estudantes de jornalismo que se formaram em 2001 na região Sudeste acharam que seus cursos foram pouco exigentes, segundo dados do provão. "Mesmo os cursos mais rigorosos não cobram tanto como as empresas, então os estudantes têm essa sensação", disse Jair Borin, professor da USP.

Fonte: Folha de são Paulo

Um comentário:

  1. Galera esse assunto é muito polêmico, diploma válido ou não. Mas não devemos esquecer o quanto é difícil entrar em uma universidade que realmente valha a pena, isso faz a diferença, se tu fores um bom comunicólogo o estudo só te trará lucros, então galera se querem investir no jornalismo mergulhem de corpo e alma, com diploma ou sem diploma o que vale é estudar pra sempre proucurar melhorar...

    ResponderExcluir